O Consumo Elétrico

Por admin
(Teste 3)
Ventilador
Um ventilador de teto com potência de 120W, ligado 8 horas por dia, representará um consumo médio mensal de 30 kWh. Por isso, ao sair do ambiente, desligue o equipamento. Dê preferência à ventilação natural, abrindo portas e janelas.
 
Ar-condicionado 
Para que o ar-condicionado não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é vedar todas as possíveis saídas de ar do ambiente, fechando as portas e as janelas. Siga a orientação do fabricante e mantenha-o sempre livre de sujeira e impurezas que possam atrapalhar seu funcionamento adequado. Se utilizado o mês todo, 8 horas por dia, o consumo no período pode variar entre 160 e 260 kWh dependendo da potência térmica do equipamento (BTU/h).
Fiação elétrica interna 
Verifique periodicamente se a rede elétrica interna está em boas condições e dimensionada à quantidade de carga elétrica utilizada na residência. Vale ressaltar que a utilização de adaptadores deve ser evitada, pois o acúmulo de ligações na mesma tomada pode causar o seu aquecimento e ocasionar a chamada “fuga de corrente”, desperdiçando energia.
Chuveiro
Um dos vilões do consumo de energia pode ter seu potencial reduzido durante os dias mais quentes. Devido à alta temperatura, é possível mudar a chave do chuveiro elétrico para “verão”. Essa simples ação pode economizar até 30% de energia. Vale lembrar também que o tempo ideal para um banho completo deve ser em média de 8 minutos.
Refrigeradores
Evite abrir e fechar a porta da geladeira ou freezer constantemente. Isso faz com que o calor entre e o equipamento precise trabalhar mais, aumentando o consumo de energia elétrica. Verificar a borracha de vedação sempre que possível é recomendado.
Iluminação
Durante o dia, aproveite a luz natural. Faça a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescente compactas ou LED. Comece a troca nos cômodos em que mais se utiliza a iluminação. Se você usa umas lâmpadas incandescentes de 100W, ao substituí-la por uma fluorescente de 32W você estará economizando cerca de 60% de energia.
Desligue a TV, o computador e outros aparelhos quando não estiver usando. Se puder, desligue-os da tomada também, pois consomem energia mesmo na tomada.